SAÚDE | INFORMAÇÕES E SERVIÇOS AO SEGURADO | PLANO DE SAÚDE | PREVENÇÃO DE DOENÇAS E CÁLCULO IMC | DIABETES

O QUE É DIABETES MELLITUS?
 
É uma síndrome decorrente de falta de insulina e/ou da incapacidade da insulina exercer adequadamente o seu efeito. A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas, fundamental na metabolização da glicose, que é a principal fonte de energia do organismo. Consequentemente à falta da ação da insulina, ocorre a elevação da glicose no sangue (hiperglicemia), que caracteriza a diabetes. As complicações do diabetes geralmente ocorrem em longo prazo e incluem danos, disfunção e até falência de vários órgãos, especialmente rins, olhos, nervos e vasos sanguíneos.
 
QUAIS AS CAUSAS DA DIABETES MELLITUS?
 
Essa é uma doença causada por fatores genéticos e ambientais, ou seja, o individuo nasce com a predisposição para desenvolver diabetes, sendo que fatores ambientais como obesidade, quadros infecciosos, traumas emocionais e gravidez, entre outros, podem favorecer seu aparecimento.
 
QUANDO SUSPEITAR SE O INDIVÍDUO TEM DIABETES MELLITUS?
 
Os sintomas clássicos do diabetes são muita sede, vontade urinar, fome, cansaço, turvação da visão e emagrecimento. Tais sintomas, entretanto, podem ser ausentes. Assim, algumas pessoas poderão já estar diabéticas por um longo período antes que se estabeleça o diagnóstico. Por esse motivo é importante a realização de exames que visam a diagnosticar, precocemente, a doença.
 
COMO PREVENIR O DIABETES MELLITUS?
 
Indivíduos predispostos a apresentar diabetes poderão evitar ou, pelo menos, retardar o aparecimento da doença através de hábitos alimentares saudáveis, com a manutenção do peso adequado, e evitando o sedentarismo.
 
O DIABETES MELLITUS TEM CURA?
 
O diabetes não tem cura, mas poderá ser controlado através da adoção de uma alimentação equilibrada, prática de atividades físicas regulares e tratamento médico.
 
DE OLHO NA SAÚDE
 
O diabetes mellitus é uma doença decorrente da falta de produção ou déficit da ação da insulina, com consequente elevação de glicose no plasma. O diabetes mellitus tem tratamento e pacientes com essa patologia devem ser acompanhados por médicos endocrinologistas, para orientação quanto aos hábitos alimentares e avaliação da necessidade do uso de medicamentos.