SAÚDE | INFORMAÇÕES E SERVIÇOS AO SEGURADO | PLANO DE SAÚDE | PREVENÇÃO DE DOENÇAS E CÁLCULO IMC | CÂNCER DE PRÓSTATA

O QUE É CÂNCER?
 
O câncer é o resultado de multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células que adquirem a capacidade de invadir as estruturas sadias a sua volta. Eventualmente podem deslocar-se do seu local de origem, atingir a corrente sanguínea e alcançar outras partes do corpo. Quando essas alterações ocorrem no tecido prostático, temos o câncer de próstata.
 
O QUE É A PRÓSTATA?
 
A próstata é uma pequena glândula do aparelho reprodutor masculino, que envolve a uretra na saída da bexiga. Produz o sêmem, que é responsável pelo transporte e fonte de energia para os espermatozoides.
 
QUANDO DEVO COMEÇAR A ME PREOCUPAR COM A PRÓSTATA?
 
Caso não ocorra nenhum sintoma antes, todo homem deve consultar o urologista a partir dos 40 anos de idade, momento em que pode ocorrer o prostatismo, consequente ao aumento prostático.
 
QUAIS AS FORMAS DE DIAGNÓSTICO PROCOCE DO CÂNCER DE PRÓSTATA?
 
O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico (toque retal) e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno. Se for, o paciente precisa ser submetido a outros exames laboratoriais para se determinar seu tamanho e a presença ou não de metástases.
 
QUAL A VANTAGEM DO DIAGNÓSTICO PRECOCE?
 
O diagnóstico precoce de câncer de próstata possibilita uma resposta mais adequada aos tratamentos escolhidos, evitando procedimentos mais radicais e aumentando as chances de cura.
 
QUAL A IDADE PARA INICIAR A REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE PRÓSTATA?
 
É indicada uma avaliação anual de próstata, com toque retal e dosagem de PSA, a partir dos 50 anos de idade. Em homens com histórico familiar (parentes em primeiro grau com câncer de próstata) essa recomendação deve ser adiantada em 10 anos. O toque retal e a dosagem de PSA são recomendados como método de rastreamento, sendo indicados para todos os homens, independente da existência de sinais ou queixas sugestivas de câncer.
 
DE OLHO NA SAÚDE
 
O câncer de próstata é um dos tumores mais frequentes no sexo masculino. A partir da quarta década de vida, os homens devem fazer consultas periódicas ao urologista, pois nesse momento pode ocorrer o prostatismo, consequente ao aumento prostático. O diagnóstico precoce possibilita um tratamento mais eficaz e menos invasivo.