SAÚDE | INFORMAÇÕES E SERVIÇOS AO SEGURADO | PLANO DE SAÚDE | PREVENÇÃO DE DOENÇAS E CÁLCULO IMC | CÂNCER DE MAMA

O QUE É CÂNCER?
 
O câncer é o resultado da multiplicação exagerada e descontrolada de algumas células que adquirem a capacidade de invadir estruturas sadias a sua volta. Eventualmente, podem deslocar-se do seu local de origem, atingir a corrente sanguínea e alcançar outras partes do corpo. Quando essas alterações ocorrem no tecido mamário, temos o câncer de mama, que se manifesta, normalmente, sob a forma de caroço ou nódulo palpável.
 
ALÉM DA PALPAÇÃO DE NÓDULOS, EXISTEM OUTROS SINAIS SUGESTIVOS DE CÂNCER DE MAMA?
 
O aparecimento de ínguas nas axilas, modificações da forma e tamanho das mamas, saída de secreção escura ou com sangue pelo mamilo e modificações na pele, na aréola mamária ou no mamilo podem ser sinais indicativos de câncer de mama.
 
QUAL A VANTAGEM DO DIAGNÓSTICO PRECOCE?
 
O diagnóstico precoce do câncer de mama possibilita o tratamento em estágios iniciais da doença, evitando procedimentos mais radicais e aumentando as chances de cura.

QUAIS AS ESTRATÉGIAS PARA O DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA?
 
A detecção precoce inclui três estratégias complementares:
1) Autoexame - inspeção visual e palpação sistemática de cada mama pela própria mulher. Deve ser realizado geralmente entre o 7° e 10° dia após o inicio da menstruação;
2) Exame clínico das mamas - exame realizado pelo profissional de saúde rotineiramente durante consulta;
3) Mamografia e ultrassonografia - exames radiológicos.

QUAL A IDADE IDEAL PARA INICIAR A REALIZAÇÃO DOS EXAMES DE MAMOGRAFIA?
 
A primeira mamografia deve ser realizada entre os 35 e 40 anos, e controles periódicos anuais ou bianuais a partir dos 40 anos. Nas mulheres com história familiar importante, essa recomendação deve ser adiantada em 10 anos. A mamografia é o método de escolha para a detecção precoce do câncer mamário, pois é possível descobrir lesões antes de serem aparentes no exame físico.

DE OLHO NA SAÚDE
 
Os casos de câncer de mama vêm aumentando muito nos últimos anos, até porque hoje a mulher vive mais do que antigamente. É a maior causa de morte entre as mulheres de 39 a 58 anos, sendo que as regiões Sul e Sudeste do Brasil são as mais atingidas. Geralmente o câncer de mama é “silencioso” e a mulher não apresenta sintomas. Através de um rastreamento mamográfico é possível detectar, mais precocemente, os casos de câncer de mama e se obter uma redução da mortalidade de 30 a 70%.